Não faz muito tempo que ser nerd era sinônimo de gente boba e estranha. A falta de capacidade de lidar com as pessoas era motivo piada. Filmes como a - vingança nerd - da década de 80 retrata com humor essa imagem. Mas não é bem assim. Aqueles nerds do passado deram início a atual revolução tecnológica. Hoje os nerds são responsáveis inclusive pelas transformações das relações sociais.
__________________________________________________________________________________
Tudo começou na década de 50 quando a expressão ‘nerd’ teve notoriedade no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Esse instituto é na verdade uma universidade e um centro de pesquisa em ciência e tecnologia que se tornou referência, junto com seus métodos particulares de ensino. Knurd, drunk (bêbado) escrito ao contrário,era o nome dado aos que mais se dedicavam aos estudos e eram mais antisociais.
Existe também outra hipótese de que nerd significa Northern Electric Research and Development. Em referência a empresa de comunicação e tecnologia do Canadá,a NOTEL , onde o processo de seleção,muito rigoroso,obrigava os candidatos a ficarem horas estudando e resolvendo problemas.
Qualquer que seja a real origem, o fato é que aconteceu em um período histórico de entre guerras. De um lado a 2º guerra mundial (1939-1945) e do outro a guerra fria (1949-1991). Ou seja, o investimento em tecnologia de guerra e comunicação foi maciço nessa época. Então faz sentido esses estudiosos estranhos surgirem nessa época. Segundo Lia Portocarrero Amancio é possível reconhecer um nerd pelas seguintes características:
"...é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."
Com o tempo surgiram alguns dos subgrupos, são eles:
• Geeks: cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática;
• Gamers: os jogadores compulsivos de vídeo games;
• Cards Gamers: os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokémon);
• Board Gamers: os jogadores compulsivos de Jogos de tabuleiro (WAR, Xadrez, Stratego);
• RPGistas: os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais;
• Fanbase ou Fandom: um grupo de fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como Lord of the Rings Fans, do universo de O Senhor dos Anéis;
• Fanboy ou Fan fiction: ficção criada por fãs baseada em um enredo oficial de anime, mangá ou outros
• Otaku: fãs de Animes/mangás, de desenhos Japoneses e Cosplay, de tema e interesse pela cultura e japonesa.
Hoje algumas referências e nomes conhecidos dos nerds são:
Bill Gates (criador da Microsoft), Chad Hurley e Steve Chen (criadores do youtube), Larry Page e Sergei Brin (criadores do Google), Reid Hoffmann (criador do Linkedln), Linus Torvalds (criador do Linux), Mark Zuckerberg (criador do Facebook), Steve Jobs (foi criador da Apple) , Douglas Adams (foi escritor da série de livros - Os mochileiros das galáxias).