Machu Pichu - Peru |
Geografia Ambiental : Montanhas
__________________________________________________________________________________
Para entender o quanto a percepção humana de tempo é pequena, basta observar o ciclo das montanhas. A sua formação antecede a existência do ser humano na terra e quando não há interferência do homem levam milhões de anos para se tornar uma planície.
Esse é um processo que acontece naturalmente, que ao longo dos anos modificam a paisagem e o ecossistema em volta. Mas ao contrário da interferência do homem, que o faz para ocupar, na natureza ocorre como uma forma de se renovar. Essas transformações acontecem com o homem inserido e apesar dele. E como as populações não são mais nômades, acabam por ser atingidas por essas transformações.
Montanhas jovens |
As montanhas se formam pela pressão do magma que empurra as placas para a superfície durante milhares de anos. Todas as grandes cadeias montanhosas existentes , altas e com picos elevados são chamadas de Montanhas jovens. E estiveram em formação desde a era paleozóica
(surgimento dos primeiros anfíbios,primeiras plantas terrestre, primeiros repteis e extinção de alguns animais marinhos).
Chapada diamantina - Brasil |
As montanhas velhas e planaltos nada mais são do que o processo de erosão que moldam o relevo, geralmente de formas arredondadas. A sedimentação das rochas pode ser influenciada pelo clima a que estão sujeitas, retardando ou acelerando. Normalmente não passam dos 2.000 metros.
Piemonte - Itália |
A planície é a fase onde o terreno está completamente sedimentado, normalmente é atravessado por rios e não passam dos 200 metros.
Para entender, leia também:
Mapa mundi - Relevo - Lugares onde pode ser possível fazer trekking e escalada |