Para conhecer nosso próximo destino rumo a biblioteca, é preciso acompanhar o desenvolvimento da estrutura eclesiástica que se formal em torno do papel dado ao conhecimento e a religião.
Desde o início das civilizações até a idade média, a posse de terras, sempre esteve relacionado com força e poder. A capacidade de conquistar territórios e construir impérios, juntar ouro e riquezas foi o que construiu a classe aristocrática. Em sociedade politeístas ( onde havia a adoração de vários deuses), os lideres e reis eram vistos como entidades divinas que representavam ou que em si eram tidos como deuses. Essa relação de autoridade divina, tornou esses líderes como figuras que batizada por uma espécie de força superior predestinada , estava acima de todos os homens e por isso não só respeitadas, como adoradas. Nascia da religião, uma fonte de domínios e todos quereriam ser abençoado pelos deuses. Foi assim no Egito. Foi assim com Alexandre Magno, O grande.
A investigação desses deuses vinham do mito, do conhecimento e da experiência. E quem podia ter acesso ao desconhecido, teria o poder sobre quem tem poder e teria tudo. Assim se formou e cresceu o clérigo. Que ao contrário do que aconteceu com Magno, que via na cultura como uma grande porta de entrada para conquistar outros povos, essa classe social se organizou para obter o monopólio da crença.
Até ter se transformado em religião oficial do império de Roma por Teodonísio no ano 379 (sec IV), a crença religiosa de uma única divindade pela formação da igreja católica apostólica romana, teve um longo caminho a percorrer. Inicialmente no ano 1( que é denominado assim para marcar a data de nascimento de Jesus, o Cristo), a comunidade de seguidores de Jesus, sofreu perseguição pela lei judaica, o que os forçou a separar a crença do judaísmo e fugindo de Jerusalém, se
Teluriano |
- Ano 64, sec I por Nero
- Ano 81 à 96, sec I pelo Imperador Domiciano
- Ano 98 até 117, sec I e II pelo imperador Trajano
- Ano 193 até 211 sec II e III pelo imperador Sétimo Severo
- Ano 250 sec III pelo imperador Décio
- Ano 253 até 260 sec III pelo imperador Valério
- Ano 303 e 304 sec IV pelo imperador Diocleciano
Se os últimos apóstolos que andaram com Jesus, foram mortos na época de Nero, cujo a hipótese de ele incendiou a própria cidade vilanizando os cristãos para barrar e reconstruir a sua maneira, ao mesmo tempo no século I e II surgiram os padres apologista. Formada por uma geração que sucedeu os apóstolos ,foram mestres, professores e teólogos, que, assim como Teluriano, faziam a defesa da fé, através do dirscuso da apologética. Essa palavra é uma derivação do deus grego APOLO, considerado o deus solar que reflete a iluminação sobre as coisas e foi atribuída ao cristianismo, alegando a superioridade em relação as outras religiões. Os escritos produzidos por eles, deram embasamento para a junção da bíblia (que é o conjunto de vários livros e cartas), embora nenhum deles fossem incluídos.
A partir do momento em que a se tornou religião oficial do estado, no séc IV ,a igreja foi organizada em 5 patriarcados: Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma. A que se notar que Constantinopla fazia parte do império bizantino que nasceu o arianismo ,ou heresia de Ário, se contrapõe ao entendimento teológico da trindade de Cristo(que a divindade pela junção do deus pai, do filho e do espírito santo), portanto não tinha a mesma origem e não poderia ser visto com um Deus. Por isso surgiram o concílio de Nicéia ano 325 dc convocado e dirigido por Constantino, uma vez que teria supostamente se convertido ao cristianismo e o concílio de Constantinopla 381, formados por padres, que trataram de unificar o deus, a religião, a fé, o poder e o conhecimento, organizando a sua estrutura e domínio.
Vila dos Papyros - Nápole |
As bibliotecas em Roma, começaram como casa de sabedoria e eram dividas em particulares e públicas. A primeira tinha seu acervo proveniente de saques de guerra pertencentes a personalidade famosas ou aristocracia romana. Uma delas é a famosa vila dos papiros em Nápole ( Itália), onde foi descoberto mais de 1700 papiros carbonizados.
Está localizada no prédio em anexo do museu
Rua : Cortile Belvedere, Vaticano
Versão em Italiano : https://www.vaticanlibrary.va/
Versão em inglês: https://opac.vatlib.it/
Pelo site, o contato para reserva, para opção biblioteca apostolica vaticana: https://www.vaticanlibrary.va/it/studio-e-consultazione/contattaci.html?pers=Ammissione
Telefone: +39/06698.79403
Horário de funcionamento
Segunda a sexta- das 8hs45min às 12hs
Sábado e domingo - das 15hs às 16hs
Talvez seja um ótimo lugar para conjecturar como fez o Tom Hanks no filme Anjos e demônios
Postar um comentário